terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ESTÂNCIA HIDROMINERAL AGUAS DE LINDÓIA


Águas de Lindóia nota 1 é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Abrange uma área de 60 km².
Estância hidromineral
Águas de Lindoia é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar, junto a seu nome, o título de estância hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Além disso, Lindoia é considerada "Capital
Adicionar legenda
Nacional da Água Mineral", pelo motivo de 40% de toda água mineral consumida no país vir de Lindoia, com a denominação nas embalagens de "Lindoya".[carece de fontes] Atualmente existe na cidade as empresas engarrafadoras Lindoya Bioleve, Lindoya Verão, Lindoya Vida, Lindoya Original, Lindoya Joia e Lindoya Genuína. Todas as empresas levam Lindoya em suas embalagem para a demostração da origem da água mineral.
História
Até o século XVI, a região era habitada pelos índios caiapós. A partir de então, começou a ser ocupada pelos bandeirantes. No século XVIII, a região era frequentada por tropeiros que
viajavam para o planalto goiano, passando por Minas Gerais. Eles foram os maiores divulgadores dos poderes das águas da região. Se demoravam no local porque já sabiam das propriedades das águas curativas.
Assim começou, através desta gente simples, a divulgação do poder das águas. Na virada do século XIX para o século XX, a região começou a ser ocupada por fazendas de café baseadas na mão de obra assalariada dos imigrantes italianos.
Adicionar legenda
Em 1915, o médico italiano Francisco Antonio Tozzi, da comarca de Serra Negra, mudou-se para Águas de Lindoia e iniciou os estudos sobre as curas de doenças de pele e reumatismo. Turistas e cientistas chegaram de toda a parte. Em 1932, a cidade participou da Revolução Constitucionalista de 1932, que lutou contra as forças do governo central brasileiro. Hoje, a infraestrutura da estância é ampla e variada7 .
Além de seus recursos termais, no município também encontram-se malharias, empresas de engarrafamento de água mineral e também o artesanato.
Geografia
A altitude média do município é de 945 metros, atingindo seu ponto mais alto no Morro Pelado, aos 1 400 metros de altura. Por estas características, goza de um clima agradável, classificado como transição entre subtropical e tropical de altitude.
No censo de 2000, sua população somava 16 190 habitantes, predominantemente na área urbana (apenas 727 pessoas na zona rural).
Hidrografia
Rio Moji-Guaçu
Rodovias
SP-360















Nenhum comentário:

Postar um comentário